A RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES FRENTE ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS SALAS DE AULA DENTRO DOS PRESÍDIOS.

                    Transformar a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos Presos num espaço de reflexão, de pensamento, não é uma missão fácil.

                    Numa instituição tão mecanizada com a prisional, onde nossos alunos advindos de uma sociedade com regime capitalista e globalizado – desenvolvendo ocupações na maioria subalternas, nas quais o que mais se tem a fazer é obedecer as pessoas, os grupos mais antigos, e porque não dizer as facções, além dos “modus operandi”  dos agentes de segurança e dos diretores. Treinados a seguir orientações, não é estranho que prefiram na escola copiar matérias.

                   Pensar e tomar decisões  dentro de um espaço onde nada pode é bem difícil e dá trabalho, principalmente para quem não pode exercer essa prática sem consentimento dos “faxinas” tidos como superiores nos pavilhões.

                   Como estamos pensando na possibilidade de formar alunos críticos, preparados para voltar a viver em sociedade, atuantes, não podemos deixar de acreditar que a Educação na Prisão é o único espaço de vida desses alunos onde a prática de pensar de forma organizada tem lugar.

                   É uma enorme responsabilidade.

Explore posts in the same categories: Alunos da prisão, Educação, Educação prisional, Relatos da prisão

7 Comentários em “A RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES FRENTE ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS SALAS DE AULA DENTRO DOS PRESÍDIOS.”

  1. Ricardo Antônio Says:

    Ajuda-los a despertar, a ter senso crítico, a se conscientizar de seus erros, dá-los a esperança de que alguma coisa pode mudar. Creio ser isso o idela da maiêutica socrática; o ato mais belo ao qual uma pessoa pode se dedicar. E fazê-lo num ambiente totalmente hostil ao “Ato de Pensar”, mais complexo ainda. Boa sorte em sua missão meu caro.


  2. […]  A RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES FRENTE ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS SALAS DE AULA DENTRO DOS P… […]

  3. heber lima rios Says:

    se os educadores se preocuprem em prender a atençao dos alunos com assuntos de enteresse dos mesmos,com certeza as aulas tera atençao de todos. um forte abraço do amigo LIMA.hlr.limarios

  4. lima Says:

    parabens pela iniciativa e trabalho de tentar formar cidadoes num local mau visto pela sociedade, aonde a maudade e a desconfiança anda lado a lado com todos e neste garimpo graças a DEUS, voces ainda conseguem encontrar algumas joias raras, passem mais informaçoes de vossos trbalhos e desenvolvimento, pois a sociedade ipocrita precisa saber mais para poder criticar menos.

  5. paula Says:

    acho maravilhoso saber que existe ensino dentro dos cdp(s), mas infelizmente só ouço falar de coisas tristes, como baterem em presos algemados, isto é vergonhoso…………….mas esta imagem é tudo de bom, isso existe mesmo……..

    • Ezequiel Elias dos Santos Says:

      Paula, eu só posso responder para você com relação a escola dentro do CDP, pois sou o responsável por ela. Quanto a colocação que voçê diz ouvir de presos apanharem algemados, desconheço tal fato. Mas a escola e as oportunidades que são dadas aos presos são verdadeiras. Um grande abraço. Professor Ezequiel Funap.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: